Page 13 - O Elo - Outubro 2022
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Artigo




                                 Questões conceituais da


                               aprendizagem profissional






                         O aprendiz não é custo e se apresenta como benefício para
                     as empresas de quem se espera também responsabilidade social




           Assistimos atualmente um inten-  praticamente contratados ao se ma-  e que esse jovem aprendiz não sai
        so debate sobre a Aprendizagem  tricular nos cursos que têm  igual-     preparado para uma função e não
        profissional dos nossos jovens, pro-  mente vagas insuficientes. Como  há emprego para ele. Citam ain-
        vocado pela existência do Projeto de  imaginar o desenvolvimento da in-  da estatísticas dando conta de que
        Lei 6461 sobre o Estatuto do Apren-  dústria brasileira no século passado  é muito baixo o número de jovens
        diz e a Medida Provisória 1116 que  sem os alunos do Sesi/Senai?        contratados. A partir dessa crença
        tramitam no Congresso Nacional. Há     Mas no Brasil a inserção dos jo-  buscam transformar a Aprendiza-
        uma troca de narrativas entre grupos  vens no mundo do trabalho não  gem em algo parecido como ensino
        que patrocinam os instrumentos le-  se resume a isso. Existe um exérci-  técnico e o ensino do Sesi/Senai.
        gislativos e os que são contrários,  to de milhões de jovens que têm      Neste  vício  de  origem  na  ava-
        formando um debate bi polarizado.   lacunas importantes na formação  liação da matéria, constroem-se
           Na origem dessa discordância  educacional. Não têm  condições,  várias narrativas que são consis-
        está a diferença da visão conceitual  como acontece com jovens euro-    tentes de forma absoluta, mas que
        do que representa o aprendiz pro-   peus, de receber uma formação  não se sustentam quando relativi-
        fissional no Brasil. Confunde-se o  que  o  leve  direto  para  o  mundo  zadas com essa visão conceitual.
        jovem oriundo deste programa com  do trabalho. Precisam inicialmente  A realidade brasileira é essa e não
        o aluno do ensino técnico e com os  de uma formação profissional bá-    podemos negá-la. Além disso, onde
        integrantes das excelentes escolas  sica onde as competências socio-    está o emprego hoje!? Não mais nas
        do Sesi/Senai.                      emocionais são tão importantes  atividades clássicas da indústria e do
           Os alunos das escolas técnicas  quanto às competências técnicas.  comércio como antigamente. Mui-
        têm acesso a ensino de excelência,  Até porque eles podem apresentar  tos jovens não querem aprender um
        condições de aprender um ofício es-  dificuldades para absorver de ime-  ofício específico para seguir carrei-
        pecífico e podem exercer, logo em  diato esse conteúdo avançado por  ra ao longo de uma vida dentro de
        seguida, uma profissão. São feroz-  falta de boa formação em lógica,  uma empresa como fizeram seus
        mente demandados pelas empre-       matemática e português.             pais e avós.
        sas e se colocam rapidamente no        A Lei da  Aprendizagem, cria-      Dentro desse contexto, o mode-
        mundo do trabalho. Entretanto, são  da em 2000, trouxe uma condição  lo original da Lei de Aprendizagem
        poucas as escolas, e, por isso, tem se  de contorno para esse problema.  está adequado. Promove educação
        tornado impossível atender o enor-  Com o intuito de apresentar 40%  de qualidade e focada na pessoa.
        me contingente de jovens que estão  do assunto na parte técnica - sen-  Desenvolve o jovem para se tornar
        aptos à aprendizagem. Para concluir  do  dentro do  arco  bancário,  agro-  um cidadão com ânsia de agarrar as
        os cursos, são necessárias boa for-  negócio, logística, varejo etc., e o  oportunidades que lhe venham a ser
        mação escolar e familiar, e isto nem  restante na formação do jovem  oferecidas.
        sempre acontece.                    como cidadão preparado para o         As maiorias das empresas contra-
           Os alunos do chamado Sistema S  mundo do trabalho, mas também  tantes  já  entenderam  isso.  Apoiam
        recebem uma formação direcionada  para  o  mundo  e  para  o  trabalho.  a aprendizagem e fazem dela um
        para  tarefas  específicas,  como  um  Empresas imediatistas reclamam  importante instrumento de desen-
        treinamento on the job, já estando  que essa formação não é adequada  volvimento de seus quadros. A ex-


                                                                                               www.sinpait.org.br   13
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