A importância de efetuar protocolos para afastar casos suspeitos do trabalho presencial.
Para evitar a contaminação dos trabalhadores pelo Corona-vírus e ocorrências de surtos com o registro de vários casos nos locais de trabalho, as empresas devem adotar diversas medidas de prevenção.
Criar e divulgar protocolos para identificação de contaminados ou suspeitos antes do ingresso no ambiente de trabalho é uma medida de grande importância. O empregador deve:
• Efetuar observação diária da condição de saúde de seus funcionários, com os recursos possíveis.
• Instituir mecanismo e procedimentos para que os trabalhadores possam reportar aos superiores se estiverem doentes ou experimentando sintomas;
• Encaminhar às instituições de saúde os trabalhadores com suspeita de contaminação pelo novo Corona-vírus antes de ingressar no ambiente de trabalho;
• Acompanhar a sintomatologia dos trabalhadores também durante as atividades nas dependências das empresas;
Trabalhadores com a sintomas de gripe, como dor de cabeça, tosse, dor de garganta, febre, coriza, falte de ar, não devem permanecer nos ambientes de trabalho. Esses trabalhadores deverão realizar o trabalho de forma remota e podem retornar ao trabalho presencial se estiverem assintomáticos por mais de 72 horas.