Pular para o conteúdo Skip to content
  • HOME
  • SOBRE NÓS

    Saiba tudo sobre o nosso Sindicato

    Nossa Diretoria

    Conheça toda nossa diretoria. Aqui estão os membros e ofício de cada um em nosso sindicato

    Quem Somos

    O Sindicato Paulista dos Auditores Fiscais do Trabalho - SINPAIT - é a organização sindical com circunscrição em todo território do Estado de São Paulo

    Nossa História

    O Sindicato Paulista dos Auditores Fiscais do Trabalho foi criado em 1º de agosto de 1996, originalmente denominado como Sindicato Paulista dos Agentes de Inspeção do Trabalho.

    Nosso Estatuto

    O estatuto atual foi aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária de 16/08/2023.

  • LINKS ÚTEIS
    • SIGAG
    • Senado Federal
    • Tribunal Superior do Trabalho
    • Subsecretaria de Inspeção do Trabalho
    • OIT Brasil
    • Câmara dos Deputados
    • Escola Nacional da Inspeção do Trabalho
    • Organização Internacional do Trabalho
  • O-ELO
    EDIÇÃO - JANEIRO 2025
    Confira
    O ELO - FEVEREIRO 2025
    Confira
    O ELO - MARÇO 2025
    Confira
    O ELO - ABRIL 2025
    40 anos na de trajetória fiscalização. Marcos Figueiredo fala sobre desafios, conquistas e legado no interior paulista.
    Confira
    O ELO - MAIO 2025
    Fundado em 1953, Sindicato completa 72 anos de história, lutas e conquistas. A data reforça o compromisso com a valorização da Auditoria Fiscal do Trabalho. Mais do que comemorar, é tempo de seguir construindo um futuro coletivo. (pág. 05)
    Confira
    O ELO - JUNHO 2025
    Superintendente defende um Ministério do Trabalho mais próximo da sociedade e atento às transformações do mundo do trabalho.
    Confira
    O ELO - JULHO 2025
    Por uma Odontologia sem Mercúrio
    Confira
    O ELO - AGOSTO 2025
    Joaquim Gomes Pereira. Os bastidores da NR-10 e fala sobre os desafios da fiscalização do trabalho.
    Confira
    O ELO - SETEMBRO 2025
    Rodrigo Spada, presidente da Afresp, fala sobre e ciência e compromisso com o serviço público. Referência nacional em gestão e representação, ele expressa a nova face do serviço público: técnica, empatia e compromisso com o Brasil. (pág. 03)
    Confira
    O ELO - OUT. E NOV. 2025
    Mário Kaminski Conta sobre a trajetória que ajudou a construir a história do SINPAIT. (pág. 03)
    Confira
    O ELO - DEZ 2025 E JAN 2026
    Vera Olímpia - Uma vida dedicada à Inspeção do Trabalho e à construção da Auditoria Fiscal no Brasil. (pág. 03)
    Confira
    O ELO - DEZ 2025 E JAN 2026
    Sandra Morais de Brito Costa Trinta anos de Auditoria Fiscal e um olhar estratégico sobre o futuro da carreira. Governança algorítmica, saúde mental, intensificação do trabalho e os desafios institucionais que moldam a próxima década. (pág. 03)
    Confira

    Acesse edições anteriores

    2026

    Janeiro

    Fevereiro

    2025

    Janeiro

    Fevereiro

    Março

    Abril

    Maio

    Junho

    Julho

    Agosto

    Setembro

    Outubro e Novembro

    2024

    Janeiro

    Fevereiro

    Março

    Abril

    Maio, Junho e Julho

    Agosto

    Setembro

    Outubro

    2023

    Janeiro

    Fevereiro

    Março

    Abril

    Maio

    Junho

    Julho

    Agosto

    Setembro

    Outubro

    Novembro

    2022

    Janeiro

    Fevereiro

    Março

    Abril

    Maio

    Junho

    Julho

    Agosto

    Setembro

    Outubro

    Novembro

    Dezembro

  • CONTATO

    Telefones e endereço

    • (11) 3214-0750 | 3257-5267 | 3255-9516
    • (11) 99177-4095
    • sinpait@sinpait.org.br
    • Endereço: Rua Avanhandava, 133 – 4º andar – CJS. 41/42 – Bela Vista | São Paulo – SP | CEP: 01306-001
    • Seg. a Qui. de 09:00h às 18:00h.
    • Sexta de 09:00h às 17:00h.

    Entre em contato conosco

  • ÁREA RESTRITA
  • Seja bem vindo ao

    SINPAIT

    Sindicato Paulista dos Auditores Fiscais do Trabalho.

    O Sindicato Paulista dos Auditores Fiscais do Trabalho foi criado em 1º de agosto de 1996, originalmente denominado como Sindicato Paulista dos Agentes de Inspeção do Trabalho.

    SAIBA MAIS
  • FIQUE POR DENTRO

    REVISTA O ELO

    Sandra Morais de Brito Costa

    Trinta anos de Auditoria Fiscal e um olhar estratégico sobre o futuro da carreira.
    Governança algorítmica,
    saúde mental, intensificação
    do trabalho e os desafios
    institucionais que moldam
    a próxima década. (pág. 03)

    LEIA MAIS

Transparência Unilateral

(*) Carmem Cenira Pinto Lourena Melo

Foram recentemente publicadas no PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL as tabelas de remuneração dos servidores públicos federais com dados atualizados até 31/05/2012.

Pena que o referido portal seja unilateral e a transparência tão proclamada pelo governo seja apenas de um lado, pois tudo que falta ao servidor público federal não se encontra no mencionado portal. Foram levados a público os ganhos do servidor, mas não as perdas que tem sido muitas ao longo destes anos de desmantelamento da máquina pública, mormente, quanto à ausência de uma política salarial e de uma data-base que nos foi simplesmente usurpada.

Sou servidora pública federal há mais de 27 anos. Sou filha de servidor público federal, pois meu pai é auditor fiscal da receita federal aposentado. Acompanho a saga do servidor público federal desde que me conheço por gente e assim sempre vi muito de perto a satanização a que o servidor é exposto..

Por que o Portal da Transparência não traz a lume a agonia na qual vive o servidor público? O agente público está agonizando. O servidor público está enfraquecido, fragilizado.

Sim, porque não se sabe até quando o servidor público federal aguentará tamanha pressão da falta de estrutura, de logística, do mínimo exigível para desempenhar suas funções de Estado.

O agente público age em nome do Estado e um agente público debilitado representa um Estado sem solidez, impróprio para o enfrentamento das grandes questões sociais e a consolidação do Estado Democrático de Direito.

A transparência deveria ser bilateral, razão pela qual o governo federal deveria mostrar não somente o salário do servidor, mas igualmente as suas condições indignas de trabalho: a falta de pessoal, a falta de computadores, a falta de impressoras, a falta de papel,a falta de tinta para as impressoras, a falta de água potável, a falta de mobiliário, a falta de lâmpadas, a falta de manutenção dos prédios e veículos, a falta de viaturas para o deslocamento para locais de difícil acesso, a falta do pagamento de diárias, cujo valor já está bem defasado e a indenização de transporte que não sofre reajuste desde 1999.

A transparência da desvalorização, do desrespeito, do descaso com o servidor público federal não se encontra disponível no portal. É deveras lamentável.

(*) Auditora Fiscal do Trabalho – GRTE-Santos, graduada pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco – USP, pós-graduada com especialização em Negociação Coletiva pela UFRGS e Economia do Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP, ex-diretora do SINAIT

Principais destaques

  • Destaque Sinpait
    Bônus de Eficiência para Auditores Fiscais do Trabalho
  • Notícias
    SINPAIT inicia visitas às gerências regionais
  • Destaque Sinpait
    Sinpait oferece Bolsa Capacitação
  • Editais
    Edital de Convocação - AGE - 22.02.24 - Bônus de Eficiência
  • Destaque Sinpait
    Ata de Eleição e Apuração - Atual
SÃO PAULO PREVISÃO DO TEMPO
AnteriorVoltarEleições Sinpait – Triênio 2021-2023
AvançarRedução do quadro de pessoalPróximo

O Sindicato Paulista dos Auditores Fiscais do Trabalho. SINPAIT é a organização sindical com circunscrição em todo território do Estado de São Paulo

  • Endereço
  • Rua Dr. Rafael de Barros, 210 - 7º andar - Paraíso - São Paulo-SP
  • sinpait@sinpait.org.br
  • (11) 3214-0750 / 3257-5267 / 3214-0071 / 3258-5868
  • (11) 99177-4095 - WhatsApp
  • Onde Estamos

SINPAIT - Sindicato Paulista dos Auditores Fiscais do trabalho.