PFDC publica Nota Técnica sobre a Reforma da Previdência

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal,  se manifestou, através da Nota Técnica nº10/2019, sobre a Reforma da Previdência.

A Nota, em um pequeno resumo, faz uma análise da privatização da previdência em países da América e do Leste Europeu, onde não produziu os efeitos esperados, após 30 anos da privatização.

Demonstra ainda que, a PEC 6/2019, por um lado, perigosa indo pelo mesmo caminho trilhado por outros países, e por outro pela inconstitucionalidade, uma vez que a CF de 1988 é um modelo de constitucionalismo social, onde um dos principais princípios é o da solidariedade, que se pretende acabar, pois a seguridade social é financiada por toda a sociedade mediante recursos da União, Estados e Municípios.

Esses princípios estão nas cláusulas pétreas da CF, e a reforma contendo capitalização e desconstitucionalização alteram o núcleo essencial da Constituição de 1988. A capitalização é uma poupança individual e nada tem a ver com o princípio da solidariedade. E ainda, além do sistema de capitalização ser em caráter obrigatório substituindo o regime de repartição, aumenta a desigualdade de renda e gênero na contramão do princípio constitucional  na redução das desigualdades e discriminações. Outro detalhe importante é que o Brasil está vinculado a uma ordem internacional de proteção aos direitos humanos por força de decisão da própria constituição.

Na íntegra

 

Principais destaques