Ministério do Trabalho divulga lista de 209 empresas denunciadas por trabalho escravo
O Ministério do Trabalho divulgou nesta sexta-feira,dia 5, a ‘lista suja’ de 209 empresas denunciadas por trabalho escravo, desde 2005. Segundo o documento, 2.879 funcionários foram submetidos a condições análogas à de escravo, como a execução de atividades laborativas sob condições degradantes e desumanas.
Segundo o chefe de Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), Maurício Krepsky Fagundes, a lista apresenta 50 nomes a mais do que no cadastro anterior, número considerado alarmante. Em relação aos trabalhadores citados no processo, o relatório traz tanto aqueles que atuam na área urbana como no espaço rural.
Quanto às empresas denunciadas, os auditores fiscais do trabalho encontraram irregularidades na Spal Indústria Brasileira de Bebidas S.A, fabricante da Coca-Cola, e no grupo empresarial do setor têxtil Via Veneto, dono de marcas de grife como a Brooksfield e a Harry’s e que possui uma rede de lojas presente em todo o país.
Em nota, a fabricante da Coca-Cola afirma que já tomou as medidas judiciais cabíveis e que sempre operou com responsabilidade social, comprometida com o bem-estar de seus colaboradores. O Via Veneto ainda não se pronunciou.
Leia na íntegra http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-10/nova-lista-suja-de-trabalho-escravo-denuncia-209-empresas