A presidente do SINAIT, Rosa Jorge, acompanhada dos vice-presidentes Orlando Vilanova, Maria Tereza Jensen, Sylvio Barone e Valdiney Arruda esteve em audiência com o secretário-Executivo, André Figueiredo, para angariar seu apoio para a retomada das negociações com o governo em relação à Campanha Salarial.
A presidente do SINAIT iniciou sua intervenção fazendo uma rápida retrospectiva do processo de negociação iniciado em 2007 e ressaltou o desgaste gerado nas categorias, com a falta de um cronograma de implementação dos reajustes propostos na tabela apresentada pelo próprio governo. Além disso, Rosa lembrou ao secretário que durante o período de negociações foram apresentadas duas propostas de tabelas salariais, cujos valores da última estão rebaixados em relação à primeira. “Este recuo gera insegurança, principalmente, diante da ausência de um calendário, que estabeleça datas de implantação da tabela”, afirmou Rosa. A presidente acrescentou ainda que no início das negociações, antes da derrubada da CPMF, o governo havia sinalizado com o calendário já acordado com a Advocacia Geral da União – AGU. “Entendemos que o governo tenha suas dificuldades, mas todas as justificativas se esvaíram: o IOF arrecada mais que a CPMF, as carreiras estão empenhadas em contribuir e a arrecadação bateu recorde. Por isso, chegamos ao nosso limite e deflagramos a greve.
Disposto a contribuir para a retomada e definição das negociações, o secretário-Executivo, colocou-se à disposição para buscar informações mais contundentes e atuais sobre a posição do governo em relação à retomada de negociações. “Na minha opinião, uma resposta para as categorias é realmente imprescindível. A expectativa é de que haja uma definição, ainda, esta semana”, informou Figueiredo. O secretário elogiou o respeito, por parte dos AFTs, à manutenção do mínimo de 30% de serviços considerados essenciais e acrescentou que o canal de diálogo com a Secretaria-Executiva deverá ser mantido para discussões de assuntos de interesse da Auditoria Fiscal do Trabalho.
SINAIT