COLEGAS – A FIM DE QUE TODOS POSSAM TOMAR CONHECIMENTO, ESTAMOS TRANSMITINDO, RESUMIDAMENTE, AS INFORMAÇÕES DO SINAIT, DADA ATRAVÉS DA AUDIOCONFERÊNCIA DESTA DATA (QUINTA-FEIRA) ÀS 17,00 HORAS.
DANDO INÍCIO À AUDIOCONFERÊNCIA, A PRESIDENTE ROSA AFIRMOU, MAIS OU MENOS, O SEGUINTE:
01 – CUMPRIMENTA A CATEGORIA PELO SHOW DE MOBILIZAÇÃO, QUE CHAMOU A ATENÇÃO DOS COLEGAS DA RECEITA PELA ORGANIZAÇÃO E TRABALHO REALIZADO NOS ESTADOS.
02 – O TRABALHO PARLAMENTAR FEITO NA SEMANA PASSADA E NA ATRASADA E NESTA SEMANA FOI MUITO IMPORTANTE E TEM SIDO MUITO IMPORTANTE POIS OS PARLAMENTARES AJUDARAM NO SENTIDO DE QUE O GOVERN0 MARCASSE UMA NOVA REUNIÃO. SÃO MUITOS OS PARLAMENTARES DEFENDENDO A NOSSA LUTA E ISSO É IMPORTANTE PARA O NOSSO SUCESSO.
03 – AGRADECE AOS COLEGAS DOS ESTADOS QUE FIZERAM CONTATO COM PARLAMENTARES.
04 – ESSA REUNIÃO DE HOJE ÁS 11 HORAS NÃO VEIO DE GRAÇA, MAS FOI ARRANCADA HOUVE UM TRABALHO MUITO BOM DO SENADOR IGNÁCIO ARRUDA FEITO O CONTATO, O PARLAMENTAR ATENDEU E FORMOU UMA FRENTE DE PARLAMENTARES DE PARTIDOS DIFERENTES DA BASE DO GOVERNO PARA BUSCAR UMA AUDIÊNCIA COM OS NEGOCIADORES DO GOVERNO.
05 – NESSA AUDIÊNCIA COM O MINISTRO ONTEM FOI DITO QUE O GOVERNO NÃO PODE ABRIR NENHUMA EXCEÇÃO. NO ENTANTO, COM A PRESENÇA DOS PARLAMENTARES (PAULINHO DA FORÇA E JOÃO DADO – AMBOS DO PDT/SP) E O TRABALHO FEITO POR ELES, FOI QUE FEZ COM QUE O MINISTRO PAULO BERNARDO DECIDISSE CHAMAR UMA REUNIÃO PARA HOJE. ELES SAÍRAM DA REUNIÃO E PASSARAM AS INFORMAÇÕES, INFORMANDO QUE O GOVERNO ESTAVA FECHADO E RADICALIZADO NA SUA POSIÇÃO.
06 – O ATO PUBLICO HOJE EM FRENTE AO BLOCO K DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO FOI FEITO COM A PARTICIPAÇÃO DOS COLEGAS DO DISTRITO FEDERAL, A DIRETORIA DO SINAIT E OS AUDITORES DA RECEITA.
07 – A REUNIÃO FOI ARRANCADA, PELA PRESENÇA DOS PARLAMENTARES.
– NA REUNIÃO OS DEPUTADOS FIZERAM UM ARGUMENTAÇÃO E EXIGINDO O ATENDIMENTO.
08 – AVANÇARAM NA QUESTÃO DO SISTEMA DE PROGRESSÃO, AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO – O SIDEC –
09 – ELES APRESENTARAM UMA OUTRA PROPOSTA DO SIDEC DIFERENTE DA ANTERIOR, MAS TAMBÉM RUIM. POUCA COISA MUDOU. NÃO HOUVE ACEITE E ELES DERAM 30 MINUTOS PARA UMA CONTRA PROPOSTA. FOI FEITA. NÃO HOUVE ACORDO. FIZERAM OUTRA E NÃO HOUVE ACORDO. A PARTIR DAÍ, EM CONJUNTO (GOVERNO E CATEGORIAS) FOI FEITA UMA PROPOSTA ACEITA PELO GOVERNO, QUE SERÁ APRESENTADA NAS ASSEMBLÉIAS. É UMA PROPOSTA ACEITAVEL. ELES RADICALIZARAM DIZENDO QUE DESDE QUE FOR ACEITA ESSA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO AS NEGOCIAÇÕES CONTINUARÃO. CASO CONTRÁRIO NÃO SERÁ IMPLANTADO O SUBSIDIO. FOI DADO UM CHEQUE MATE.
10 – CONSEGUIRAM AVANÇAR NESSA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO, TROUXERAM À MESA A DISCUSSÃO DO CRONOGRAMA E A RESPOSTA FOI QUE NÃO PODERIA ALTERAR O CRONOGRAMA, POIS SERÁ IMPLANTADO PARA TODAS AS CARREIRAS. O MINISTERIO DO PLANEJAMENTO ENCAMINHARÁ O ASSUNTO PARA A CASA CIVIL.
A CASA CIVIL DECIDIRÁ SE SERÁ POR PROJETO OU MEDIDA PROVISÓRIA.
SERÁ FEITO UM TRABALHO NA CASA CIVIL.
11 – A MUDANÇA DO ANO DE 2010 PARA O FINAL DO PAGAMENTO DA ÚLTIMA PARCELA É IRREVOGÁVEL. NÃO PODERIA HAVER MUDANÇA, POIS DEPENDE DE ORÇAMENTO. INSISTIU NA TABELA. OS DETALHES SERÃO DISPONIBILIZADOS NA ÁREA RESTRITA (SINAIT)
12 – A PROPOSTA APRESENTADA. FOI DISCUTIDA A SOLUÇÃO PARA OS COLEGAS DE 2004 E ELES GARANTIRAM QUE OS AFTs DO TRABALHO IRÃO PROGREDIR DA MESMA FORMA QUE OS DA RECEITA PROGREDIRAM.
OS AUDITORES EGRESSOS DA PREVIDÊNCIA TAMBÉM TERÃO AS PROGRESSÕES.
13 – COM REFERENCIA A TRANSPOSIÇÃO ESTÁ FORA DA COGITAÇÃO. COMO NÃO FOI ACEITA A PROPOSTA ANTERIOR, NÃO HAVERÁ POSSIBILIDADE DE TRANSPOSIÇÃO E NÃO TINHAM PARA NEGOCIAR MAIS NADA.
DAQUI PARA A FRENTE SÓ COM A SUSPENSÃO DA GREVE.
14 – -ASSIM QUE AS CATEGORIAS SUSPENDEREM A GREVE SERÁ MARCADA NOVA REUNIÃO PARA DISCUTIR OUTRO AVANÇO, MAS SEM GARANTIA PREVIA.
15 – QUER OUVIR TODOS PARA SABER A POSIÇÃO DE CADA UM. ENTENDE QUE O MOMENTO É HISTÓRICO DE UNIÃO, POIS TEM MUITAS LUTAS EM CONJUNTO E OUTRAS VIRÃO. AGRADECE PELO CREDITO QUE OS COLEGAS TEM DADO À DIRETORIA E TEM SIDO FUNDAMENTAL, POIS ESSA É A NOSSA FORÇA. TEMOS DE ESTAR JUNTOS, POIS OPORTUNAMENTE PODERÁ SER PROPOSTA A SUSPENSÃO DO MOVIMENTO, MAS, EM CONJUNTO, ATÉ ATINGIR O OBJETIVO FINAL.
16 – PASSADA PALAVRA A MAIS DOIS COLEGAS QUE PARTICIPARAM DA REUNIÃO.
– CARLOS ALBERTO – ENTENDE QUE A PRESIDENTE RETRATOU COM FIDELIDADE A REUNIÃO COM OS NEGOCIADORES DO GOVERNO. A MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA FOI PREPONDERANTE PARA QUE A NEGOCIAÇÃO TOMASSE OUTRO RUMO. A REUNIÃO FOI CONSIDERADA UM AVANÇO, POIS SENTIU QUE NAS ASSEMBLÉIAS ESTADUAIS OS COLEGAS DERAM UM VOTO DE CONFIANÇA AO SINAIT.
– HOUVE UM AVANÇO POIS O GOVERNO FLEXIBILIZOU PARA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO FINAL NAS PRÓXIMAS REUNIÕES COIM A APRESENTAÇÃO DE UMA NOVA PROPOSTA PELAS ENTIDADES, APÓS A PARALISAÇÃO DA GREVE. ENTENDE QUE HÁ AINDA UMA PEQUENA POSSIBILIDADE DE ALGUMA MODIFICAÇÃO NA PROPOSTA. O GOVERNO ESTAVA INTRANSIGENTE, MAS HOUVE UM AVANÇO SIGNIFICATIVO.
– VALDINEI – ACREDITO QUE DENTRO DESSE CONTEXTO FICA CLARO QUE O GOVERNO DEMONSTROU QUE EXISTE UMA LIMITAÇÃO COM REFERENCIA À TABELA E AO PRAZO DE PAGAMENTO. O GOVERNO NÃO CHAMA PRA MESA. A MESA DEVE SER PROVOCADA. AS TABELAS SÓ VIERAM DEPOIS DA GREVE. EXISTEM OUTRAS ENTIDADES. A DIFICULDADE DE UMA NOVA TABELA FICA DIFÍCIL PARA O GOVERNO E COM REFERÊNCIA ÀS ESTRATÉGIAS TEM SURTIDO EFEITO, COM REFERÊNCIA À NOVA NEGOCIAÇÃO, COM A PARTICIPAÇÃO DO MINISTRO DO TRABALHO E PARLAMENTARES. COM REFERÊNCIA À SUSPENSÃO DA GREVE NÃO DEVE SER ENTENDIDO COMO DESMOBILIZAÇÃO. POIS O FENAFISCO E A UNAFISCO DEVEM SENTAR À MESA PARA UMA NOVA ESTRATÉGIA DE MOBILIZAÇÃO. CASO NÃO HAJA POSSIBILIDADE JUNTO AO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO PODERÁ RECORRER ATÉ AO PRESIDENTE LULA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES.
– HOUVE AMEAÇA DO DEPUTADO PAULINHO SOBRE OBSTRUÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL E O RETROCESSO DO GOVERNO QUANTO AO SIDEC PROVA O AVANÇO NO PROCESSO DE HOJE.
– ROSA – COM REFERENCIA AO SIDEC O GOVERNO APRESENTARÁ APENAS LINHAS GERAIS, FICANDO A REGULAMENTAÇÃO PARA POSTERIOR DECRETO E/OU PORTARIA MINISTERIAL PARA SITUAÇÕES ESPECIFICAS DE CADA MINISTÉRIO.
– O DECRETO REGULAMENTADOR DEVERÁ SER CONSTRUÍDO GOVERNO E ENTIDADES REPRESENTATIVAS, CONSIDERADO UM AVANÇO.
FALA DE SÃO PAULO, A EXEMPLO DE OUITROS ESTADOS, TEM PARTICIPADO DE ATOS PÚBLICOS, COM GRANDE REPERCUSSÃO E FEITO CONTATOS COM PARLAMENTARES. ESTAMOS MOBILIZADOS E EM ASSEMBLÉIA PERMANENTE.
SÃO PAULO JÁ TEM ASSEMBLÉIA MARCADA PARA SEGUNDA FEIA E AGUARDANDO INSTRUÇÕES DOS INDICATIVOS PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO.
– EM PRINCIPIO, O ENTENDIMENTO DE GRANDE PARTE É NO SENTIDO DE QUE, DESDE QUE AS ENTIDADES CONSIDERAM QUE HOUVE UM AVANÇO, PODEMOS CONTINUAR A MOBILIZAÇÃO COM A SUSPENSÃO DA GREVE.
POSTERIORMENTE, DEPENDENDO DO RESULTADO DA ECONOMIA DO PAÍS, DA INFRAÇÃO, PODEREMOS PARTIR PARA UMA NOVA NEGOCIAÇÃO.